sábado, 20 de junho de 2015

A recaída - Dia #00

O momento mais difícil para quem está parando de fumar é chamado de fissura. É uma crise de abstinência muito forte, que desafia a força de vontade e até mesmo a sanidade de quem está nessa árdua luta. A sensação de parar de fumar é a de estar em um rio muito turbulento e segurando-se com todas as forças a uma corda muito frágil, tentando não ser levado pela correnteza. Isso demanda uma concentração sobre-humana, uma força de vontade maior do que você e o apoio e a compreensão das pessoas que estão ao seu redor.

Mas às vezes nem toda concentração e força de vontade do mundo são suficientes para isso. E os momentos de recaída são impulsivos e imprevisíveis. 

Segunda-feira passada, três dias antes da minha recaída, postei um texto aqui falando sobre a pressão que uma prova e uma apresentação musical na faculdade estavam exercendo sobre mim e minha força de vontade. De fato foi um dia muito estressante e encharcado de ansiedade, medo e angústia. Quando saí da cama, disse a mim mesmo que eu poderia fumar um cigarro, apenas um, naquele dia, porque a ocasião pedia por isso. No final do dia, a prova havia sido feita tranquilamente e a apresentação foi um sucesso. E, antes de dormir, eu agradeci silenciosamente a mim mesmo, ao meu cérebro e a minha capacidade de sobreviver àquele dia sem nenhum cigarro, mesmo tendo me autorizado a consumir um naquele dia.

Depois de terça-feira, eu tinha certeza de que poderia sobreviver a qualquer situação estressante e complicada sem fumar. Estava muito orgulhoso e confiante, nem precisava mais fazer tanto esforço como antes, a corda que me protegia da correnteza estava praticamente colada à minha mão. E aí chegou quinta-feira.

Se eu disser que foi um dia difícil e desgastante só para justificar minha recaída, estarei mentindo para mim mesmo. Pelo contrário, foi um dia tranquilo com metas cumpridas, aulas integralmente assistidas, participação máxima em todas as coisas pelas quais estou responsável a realizar. Poderia ter sido mais um dia de vitória contra o cigarro. Poderia ter sido mais um dia em que eu iria me deitar grato por não ter inflado meus pulmões com fumaça tóxica. Mas a corda arrebentou e, em cinco minutos, eu estava fumando de novo.

É difícil digitar essas palavras e publicar esse texto. A sensação de incapacidade e humilhação quase me vencem agora. Mas eu criei esse blog com o intuito de compartilhar a minha experiência, seja ela positiva ou negativa, e para tanto eu preciso ser sincero comigo mesmo e com quem me lê por entretenimento, curiosidade ou até mesmo para buscar apoio.

Decepcionar quem está torcendo por você nunca é uma coisa boa, mas decepcionar a si mesmo é pior ainda. Eu uso um aplicativo para celular muito bom para ajudar quem quer cessar o vício da nicotina chamado "Quit Now!". Nele, você pode verificar há quantos dias você parou de fumar, quantos cigarros deixou de acender e quanto dinheiro economizou, além de status de saúde e conquistas individuais. Zerar esse aplicativo depois de quase onze dias de abstinência foi como se eu estivesse jogando todo o meu progresso no lixo. Mais de cem cigarros deixados para trás, mais de cinquenta reais economizados, todo o meu progresso físico e mental de desintoxicação foi por água abaixo e cá estou eu nadando contra a correnteza, procurando forças para chegar à corda novamente e me manter firme a ela. 

Em um sentindo amplo, a recaída foi uma coisa boa. Percebi que eu realmente não quero voltar àquela vida de 12 dias atrás. Percebi que sou uma pessoa muito melhor, muito mais agradável, motivada e concentrada sem o cigarro. Percebi que minha decisão de parar de fumar foi a certa e que eu não quero voltar atrás nisso. 

É claro que não vai ser fácil passar por tudo de novo, mas uma coisa é certa: recaídas fazem parte do processo, por mais difícil e desestimulantes que elas sejam. Você deve evitá-las ao máximo porque, além de desagradáveis, o risco de colocar tudo a perder é grande. No entanto, sentir-se culpado e ser cruel consigo mesmo não ajuda, também. 

Zerei o contador lateral aqui do blog da mesma forma que zerei o progresso do aplicativo. Estou de volta à estaca zero. Ainda estou na luta. Estou recomeçando.

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelas palavras,o qual me motiva também ,pois fumo a 2 anos e decidi parar de vez ,fiquei sem fumar 6 dias isso era uma grande vitória para mim,porém tive uma recaída brava,e ca estou aqui,tentando de novo,coloquei meu chiclete de nicotina na boca e tentarei de novo,obrigada pelas suas palavras,e isso é tão bom de ouvir que da animo pra vencer.

Postar um comentário